A Herdade

História

A Herdade dos Muachos é uma propriedade situada na freguesia de Urra, concelho de Portalegre, adquirida em 1995 por José Carvalho Sociedade Agrícola Lda, uma sociedade familiar possuidora de cerca de 2000 ha, desenvolve a sua atividade nas áreas da bovinicultora, ovinicultura, cerealífera e vitivinicultura.

Esta última atividade desenvolveu-se até 2002, fazendo a venda da uva produzida a Vinicultores da região. No entanto, dada a qualidade da uva produzida a partir de 20 ha de vinha com idade de cerca de 30 anos, decidiu-se incrementar a área da vinicultura procedendo-se á construção, na Herdade dos Muachos, de uma adega nova, com capacidade para elaboração anual de 800 000 litros de vinho, onde uma cave subterrânea permite o armazenamento e envelhecimento de cerca 350 pipas de 250 litros.

Como consequência e para equilíbrio do projeto global, foram implantados em 2002, 12 ha de vinha, e em 2005 mais 18 ha, atingindo assim um total de 50 ha na Herdade dos Muachos. Em 2008 a José Carvalho Sociedade Agrícola, Lda, adquiriu uma quinta denominada Quinta do Seixo, com mais 9 ha de vinha, tendo neste momento, com as áreas de vinha arrendada cerca de 100 ha de vinha.

A zona de Portalegre, produtora de vinhos desde os tempos mais remotos e referenciada desde a idade média pela qualidade dos vinhos produzidos é berço para estes vinhos.

A Adega

Sendo o principal objectivo de José Carvalho Sociedade Agrícola, a produção de vinhos de qualidade a adega foi equipada com lagares de fermentação em inox, com sistema de controlo de temperaturas, bem como cubas de fermentação igualmente equipadas com controlo de temperatura.

Para a produção de vinhos brancos foram implantadas cubas de 5000 litros com controlo de temperatura bem como uma câmara frigorífica para produção de vinhos fermentados em barricas de madeira nova de carvalho francês e americano.


As vinhas

A Herdade dos Muachos, situada no Nordeste Alentejano, nos contrafortes da Serra de S. Mamede, zona demarcada de Portalegre, possui solos xistosos e argilosos, onde estão implantadas estas vinhas que beneficiam de um microclima particular e favorável à cultura da vinha.

Em pleno Norte Alentejano, caracterizado por um clima de Verões quentes e secos e Invernos frios e rigorosos, as raízes da vinha tiram partido destas condições climatéricas e da geografia do solo, oferecendo vinhos de inigualável paladar.

Castas:
Brancas: Arinto, Rouperio, Chardonnay e Sauvignon Blanc e Antão Vaz Tintas:Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira Preta, Petit Verdot e Merlot.

Com um modelo de gestão integrado, a vinha dispõe de modernos sistemas de condução, redes de drenagem e rega computorizada. Após um rigoroso controlo de maturação, as vindimas decorrem normalmente na primeira quinzena do mês de Setembro.